quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CET

Você é ou já viu alguém que vê no trânsito um ¨marronzinho¨ ou ¨amarelinho¨ e pensa ou diz:

-Dei seta?
-Xiii, fiz conversão errada?
-Aqui! aqui! hoje é dia do rodízio desse cara do meu lado! (afinal uma vez por semana vc respeita, todo mundo pode)
-Tomara que ele tenha visto o cara que passou no sinal vermelho agora.
-Ai que pressa! Xiii, vai ficar vermelho. Tem fiscal por perto?
-Olha aí agente! O pedestre fora da faixa, caneta nele também!

Etecetara....Se alguém tiver mais frases, compartilha nos comentários!

No Japão, não sei se as regras são rígidas ou se vai da educação da maioria dos japoneses. Não que todos sejam obedientes, existe sim os infratores mas como são a minoria acabam destacados e na maioria das vezes punidos, então é difícil não seguir as regras no meio de um povo assim, ainda mais eu com cara ocidental seria notada muito rápido, então procurava andar na linha. Notei que como você tem quase certeza que o cara vai obedecer a sinalização, a gente fica mais seguro para dirigir também. Tipo do caso que tenho observado muito aqui em SP: se o cara está diminundo mesmo sem dar seta, quem está atrás tem ¨obrigação¨ de advinhar que ele vai encostar. Lá, eu nunca vi isso.

Quando voltei ao Brasil, tive muito medo. Achava sinalização era inútil, ninguém respeitava nada nem ninguém no trânsito. Logo de cara vindo do aeroporto no carro do pai, por que ele não deixou passagem suficiente, um motoqueiro ficou nervoso e deu um ponta pé no retrovisor lateral! Quase entrei em pânico, grávida de 6 meses na época, minha vontade era de voltar para o aeroporto e pegar o avião de volta para não dar a luz numa selva de brutus.

Fui pegando o carro na redondeza de casa. E com o tempo fui me acostumando. Agora com guia, google maps e um pouco de coragem vou a outros cantos da cidade. Não sou nenhum anjinho ao volante, as vezes também cometo infrações e barbeiragens! E dirigindo sempre percebi que ainda tem muita gente educada, que acredita num trânsito mais organizado.



Voltando a CET.
Ontem estourou meu pneu na rodovia Imigrantes, perto do recinto de exposições. Mesmo já estando no acostamento, estava com medo por que parei perto de uma curva e de uma saída. Enquanto pedia ajuda para meu pai, mais próximo dali e era a segunda vez que trocava pneu na vida, estava insegura. Fui colocar o triângulo. Apareceram dois agentes da CET e um deles muito gentil veio dar uma mão depois de colocar os cones perto do meu triângulo.
O estepe do meu carrinho é daqueles que fica embaixo do carro sabe? Muito ruim de por e tirar.
O cara da CET praticamente fez tudo, nas minhas tentativas de ajudar só sujei as mãos. E esse agente, apesar de parecer bem sério, foi simpático o suficiente para não me deixar mais nervosa e guiar até meu destino. Obrigada! Pena que o nervoso era tanto que me esqueci de olhar o nome no crachá, e podia ter levado uma multa pela pequena estar dormindo no colo da minha mãe e não estar no cadeirão, quem sabe a multa vem depois. Mesmo assim valeu!



Procundo imagem para postar aqui, encontrei esta no Blog da Ecologia Urbana.

Um comentário:

Elisa no blog disse...

Eu dirijo no Japão e no Brasil quando volto. fico na maior confusão. vou para a direita, esquerda, confundo tudo.

Eu é que fico honrada com a sua visita. E contentíssima que vc tenha achado o meu blog assim legal. Estou tentando sempre melhorar.
Vou te seguir também.
bj