terça-feira, 17 de novembro de 2009

vovó




Essa é a Dona Anna, minha querida vovó.
Ela tem 7 filhos, 13 netos, 14 bisnetos.
Se não me engano nasceu no ano de 1917,
fazendo as continhas, ano de 2009... ela tem 92 aninhos.
Ainda muito lúcida e com muitas histórias. Sempre cuidando da saúde e da mente.
E claro, como o ponta pé inicial nas artesãs da família ela faz crochê.




Começou a fazer depois que os filhos cresceram.
(com 7 crianças pela casa seria Missão Impossível contar os pontos, cuidar deles e da casa)
Ela diz que depois que a casa dela ficou mais calma,
mas, em mais de 30 anos, eu ainda não vi a casa dela calma, todas as vezes que passo por lá tem amigos, filhos, netos, bisnetos..... É aquele lugar aconchegante, onde a história de parte da vida dela, ou a incrivel memória de saber o nome de toda aquela gente no antigo álbum de fotografias faz a gente esquecer por momentos dos problemas do dia. Pode ser o pão da mesma padaria, mas quando como lá é mais gostoso, conhecem essa sensação?


Quem foi que disse que avós só estragam?
Já ouviu isso?
Desde que a minha filha nasceu tenho ouvido isso da minha mãe,
muito é só para eu não brigar com eles por mimarem muito.
Mas olha só, não é só estrago não! ¨Preparando¨ molho sugo para o macarão básico de domingo (aliás mordiscou uns 4 tomates, melhor que bala né?).


Ultimamente deu de fazer pose para a foto! Abraça a pessoa que vai tirar foto com ela.


Essa menina é muito boazinha (claro! é minha filha!hehehe), quase não chora e não é de fazer muita manha, mas....


será que alguém tem alguma palavra para descrever furacão silencioso?
Na surdina ela vai tirando tudo do lugar... parece que não pode ver nada em ordem.... as vezes, para não deixar mamãe passar vexame, dá uma de organizadinha arrumando as coisas na frente de outras pessoas.

Para quem não sabe minha filhota tem um atraso, demorou para andar e ainda não fala como as outras crianças na mesma idade.

Mesmo assim cada dia traz uma mania nova, uma arte, um trejeito novo, uma palavra (a última é ¨praia¨), cada novidade é uma benção, cada benção me faz acreditar mais em milagres, me faz acreditar mais em Deus e aumenta a minha esperança, e na esperança sonho com um futuro maravilhoso para ela, como qualquer mãe.
Como a Elielza.
No domingo, recebi um telefonema dela, seu filho se chama Felipe, e também nasceu com fenda palatina como a Airy e estavam indo para Bauru tentar a operação. Ainda não sei se foi operado, no Centrinho de Bauru os pacientes passam por uma severa avaliação de saúde antes das cirurgias. Mas eu creio que tudo sairá bem. Nesta mesma noite fui a igreja dos meus pais para pedir por eles, depois do telefonema, relembrei de muitos sentimentos na ocasião que a Airy operou, e sentimentos não são agradáveis até que veja seu bebê bem. Não podemos evitar isso, mas pedi a Deus que desse força para ela com Ele deu e dá a mim. E claro, como outras pessoas também, oramos pelo sucesso da operação e recuperação do pequeno e lindo Felipe.

3 comentários:

Patricia Cardoso disse...

ai nao consegui ler o post, to caindo de sono.. mas que FOFURA a sua avo!!!!!
depois volto pra ler!

bjs

tezukuri da Karen disse...

Patricia,
vai pra cama guria! Ja passou a hora da cinderela!
hihihihihi

Soraya disse...

que saudades da minha vó!!!
parabéns pela sua e aproveite bastante a compania dela!
tenha um ótimo fim de semana!!!
bjos